DAP - Casa Branca

quinta-feira, 28 de março de 2013

Entrevista com Profa. Dra. Lúcia Helena Gratão



Como pensar a paisagem em nossos dias? Como estabelecer e qualificar a conexão irrevogável homem-natureza-paisagem-geografia, num mundo de aparente plasticidade infinita?"



Nos responde a Prfa. Dra. Lucia Helena Gratão do Depto. de Geociências da Universidade Estadual de Lodrina, uma das responsáveis pela reedição do livro Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente do geógrafo Yi-Fu Tuan:


Confesso que a sua indagação é bastante instigante-intrigante diante da conexão irrevogável  Homem-Natureza-Paisagem-Geografia. O capítulo dez: "Do cosmo à paisagem", Tuan nos apresenta uma leitura essencial quando diz: "A transformação axial na visão do mundo, de cosmo para paisagem, pode ser rastreada na mudança do significado das palavras "natureza", "paisagem"e "cenário". O que pode estar muito bem expresso "num mundo de aparente plasticidade infinita? ". Imagino que aqui responderia à indagação que fez você em torno da paisagem na obra de Tuan. É um diálogo que vai além da paisagem como aspecto visual para chegar ao seu significado e valor. Uma linha de pensamento que visa/vista a partir da consideração de um espaço subjetivo, sentido vivido, um espaço de ser-humano. Uma linha de trajeto atravessada pela experiência humana.  É isso! A leitura de Tuan pelo neologismo topofilia revela-nos a cada página esse sentimento que vincula a visão humanista do mundo - o estar-no-mundo enquanto sentido-de-ser.

Lucia Helena é a autora do texto da orelha do livro que transcrevemos aqui e como ela mesma diz, deve servir de “convite a desvendar esse relicário de lembranças que (res)guarda a esperança - Terra nosso lar”.

"Do amor ao lugar ao sentimento de Topofilia. Esse é o princípio fundante da obra que o geógrafo Yi-Fu Tuan compôs para explorar as ligações afetivas dos seres humanos com meio ambienta – topofilia. Que belo neologismo de uma palavra para compreender os laços que se (entre)laçam entre meio ambiente e visão do mundo! Nos (entre)meios e (entre)laços os sentimentos topofílicos se revelam de maneira profundamente diferente em intensidade, sutileza e modo de expressão. Do efêmero prazer que se tem de uma vista, até a sensação de beleza, igualmente fugaz, mas muito mais intensa. Das sensações de deleite ao sentir o ar, a água, a terra no contato físico. Mais permanentes e mais difíceis de expressar, são os sentimentos que temos para com um lugar, por ser o lar, o locus de reminiscências e o meio de se ganhar a vida. Em qualquer lugar onde haja seres humanos, haverá o lar de alguém – como todo o significado afetivo da palavra.  
A topofilia é um sentimento de que a Terra é um relicário de lembranças e (res)guarda a esperança. Sentimento expresso de que a Terra é uma obra de apreciação estética e, ao mesmo tempo, substractum da vida, parte do ser, lugar da vida. Tudo isso que contém a palavra topofilia por toda a beleza de ver e de estar no mundo. Terra nosso lar.
O geógrafo Yi-Fu Tuan, com sabedoria chinesa, soube encontrar numa só palavra, a potencialidade humana para compor uma obra fundada para os estudos do meio ambiente, mas, que acabou transformando-se em uma obra prima para a geografia. Um precioso presente para os geógrafos em busca da geografia. Uma grafia traçada pelo sentido de ser do próprio ser humano, pois, é uma obra subescrita pelas mãos de um grande humanista que ao escrever, compõe e recompõe as relações essenciais que nos ligam à Terra. O élan dessa ligação é a topofilia – uma filia que liga o homem, o lugar e o meio ambiente.
A reedição de Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente é um presente de valor memorável a todos que de corpo e alma se deixam tocar pelo sentimento de envolver-se com a Terra. Uma obra de edificação humana, plena de sentimento e de esperança na construção do mundo. No estar-no-mundo nos movemos eternamente procurando um meio ambiente ideal. Nesta procura nos movemos na leitura topofílica de Yi-Fu Tuan..."


Lúcia Helena Batista Gratão
Universidade Estadual de Londrina




O livro, lançado no Seminário - Geografia, lugar e meio ambiente, contribuições de Yi-Fu Tuan - em 01 de março de 2013. Pode ser adquirido na Livraria da UEL, Campus Universitário, em frente à Biblioteca Central.
A livraria funciona das 08:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h de 2ª a 6ª feira. Mais informações sobre títulos disponíveis na Livraria pelo telefone (43) 3371-4691 , ou ainda pelo e-mail:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844