DAP - Casa Branca

quinta-feira, 14 de março de 2013

Arte Londrina - Entrevista com a artista Marina Guedes

Marina Guedes 
Nasceu em Porto Alegre, RS, em 1985
Vive e trabalha em Porto Alegre, RS


COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ, COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Como meus trabalhos são, em sua maioria, desenhos a partir de fotografias, o processo começa na busca e escolha delas. E esta “seleção” é guiada por rememorações. Não são memórias minhas, mas me aproprio delas.
Desta forma inicio a feitura dos trabalhos. Os desenhos pequenos contam uma história, os grandes fazem com que o observador participe dela.


QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES NAS SUAS ESCOLHAS?


Os artistas são William Kentridge, AlbertoGiacometti e Michael BorremansMeus referenciais teóricos são variados: Walter Benjamin, Henri Focillon, Roland Barthes, Herman Melville, Edgar Allan Poe, Gabriel García Márquez… Minhas leituras são bem diversas – até mesmo agora, durante o mestrado. Recomendo a série chamada “Entrevistas” feitas pelo Hans Ulrich Obrist.


O QUÊ CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Tudo o que vai na contramão do cotidiano sem atrapalhar o caminho. E também desenhos, livros antigos, casarões antigos, brinquedos antigos, obsolescência, histórias que as pessoas contam, histórias que imagino das fotos que coleciono (as anotações no verso, os amassados…), antiquários...
Sempre fui uma boa ouvinte, não sou do tipo que fala por horas e horas. Muitas vezes as pessoas acham que estou sendo apenas gentil, mas na verdade me aproprio de muitas coisas que elas me dizem e acabo usando no meu trabalho (não roubo ideias, coleciono histórias e verborragias).

EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Continuo produzindo desenhos, estou concluindo o mestrado em poéticas visuais e trabalho em uma galeria. Tenho alguns planos para colocar em prática e eles estão fora do campo das artes. Já fiz uma infinidade de coisas diferentes paralelas a minha produção, e permaneço assim. Mas também persisto no desenho porque ele não é uma escolha, quem desenha não tem escolha.


QUE SITE VOCÊ COSTUMA VER?

Costumo ver o site do MoMA, principalmente a coleção de desenhos. Também vejo os vídeos que estão no canal da art21 no youtube, JSTOR



QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Laurie Anderson, Elis Regina, Amy Winehouse, LedZeppelin, The Black Keys, Justice, Waldick Soriano, VivaldiNão sou sectária.
Mas opto por não ouvir músicas enquanto trabalho.


Foto da artista em sua visita à Londrina




Foto dos trabalhos da artista na exposição Pós - Paisagem, com a própria artista ao lado, entitulados "Penso em mergulhar, nas profundezas do Mar" (mesa), "Praia do Cassino" (quadro à esquerda) e "Quando estávamos na praia, e era meu aniversário" (quadro à direita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844