DAP - Casa Branca

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Oficinas da exposição "Quando os objetos se tornam abismos"

1- Ajuntamento



Mais um

O que temos de igual? Roupas? Cabelo? O que todo mundo tem? Celulares? Quantos dedos tem aqui? Essas perguntas são levantadas pelos mediadores de modo a orientar a percepção dos alunos para possibilidades de acúmulo, o que pode ser colocado próximo e para o qual todos colaboram.


A junção de elementos possibilita o trabalho em equipe. Os mediadores podem ajudar e sugerir possibilidades, o resultado será uma foto (que pode ser feita de celulares) que deixe evidente a ação de agrupamento, o movimento e empenho necessário para isso.


Mais mil

Ressaltando aspectos do trabalho de Elke Coelho – acúmulo, agrupamento – os participantes são orientados a criar acúmulos utilizando objetos, partes do corpo, para que se faça uma foto na qual se perca a referência original, por exemplo: uma foto com todas as pontas de dedos de todos os participantes reunidas.




Pequenezas necessárias

- corpos humanos;
- câmera fotográfica;



2 - Chiaroscuro

Mais um

Utilizando da memória ou observação, os participantes deverão ser estimulados a lembrar/pensar elementos que se contrastam: algodão e agulha, pelos e porcelana, óculos e venda, ou quaisquer outros. A ideia não é reproduzir os objetos usados por Elke Coelho, mas expandir suas estratégias para que os alunos busquem em suas próprias experiências elementos que possam ser usados.

Mais mil

Os mediadores ajudam estimulando para que sejam realizados desenhos das escolhas feitas pelos participantes, observa e decide junto com o grupo se o desenho já é suficiente, se é necessário o uso de cores, qual a dimensão adequada.

Pequenezas necessárias

- lápis;
- papel;
- tinta guache;
- pincel;
-objetos diversos;
-papeis de diferentes tamanhos




3 - Tantão de palavras

Mais um

Os mediadores preparam papéis de 10x10cm que serão entregues para os participantes, (podem ser coloridos), uma palavra é escolhida para representar cada um, se usarmos Elke Coelho como referência serão palavras incisivas como abismo, deserto e casulo. Quais são as palavras importantes para cada um? Vagarosamente a palavra deve ser escrita e repetida no papel, numa grafia atenta para intensificar seu sentido, ou despertar outros, com desenho.

Mais mil         

Os participantes são orientados a pensar o trabalho de Elke: que impressão causa a junção de objeto e texto(título) o que se perde quando se vê/lê rapidamente?  Se é delicado, se o material é um material qualquer, essa investigação orientará a escolha das palavras.

Pequenezas necessárias

- papel
- lápis ou lapiseiras (que neste caso permite uma aparência mais incisiva e delicada)


4 - Afeto

Mais um

Uma pequena folha de papel e um pequeno objeto são dados para cada um dos participantes: palito de fósforo, agulha (dependendo da idade dos participantes), botão, etc. A partir de uma conversa sobre como acontece a seleção de objetos da artista Elke Coelho: se são delicados, se ferem, de onde vem, os participantes pensarão qualidades que podem ser associadas ao objeto dado.

Mais mil

O interessante é descobrir, junto com os participantes novos significados para os objetos, um fósforo queima e provoca incêndio, então pode ser uma metáfora de revolta ou de amor. A partir deste raciocínio os participantes brincam com os objetos e palavras até escolherem uma que retire o objeto de sua função conhecida e re-signifique. O objeto deve ser colado no papel e a palavra escolhida será escrita abaixo dele, como se o rebatizasse.

Pequenezas necessárias

- objetos diversos, podem ser um para cada participante ou o mesmo para todos;
- quadrados de aproximadamente 10x10 ou 20x20 de papel cartão
- lápis grafite;
- cola;
- durex;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844