1- Ajuntamento
Mais um
O que temos de igual? Roupas? Cabelo? O que todo mundo tem? Celulares? Quantos dedos tem aqui? Essas perguntas são levantadas pelos mediadores de modo a orientar a percepção dos alunos para possibilidades de acúmulo, o que pode ser colocado próximo e para o qual todos colaboram.
A junção de elementos possibilita o trabalho em equipe. Os mediadores podem ajudar e sugerir possibilidades, o resultado será uma foto (que pode ser feita de celulares) que deixe evidente a ação de agrupamento, o movimento e empenho necessário para isso.
Mais mil
Ressaltando aspectos do trabalho de
Elke Coelho – acúmulo, agrupamento – os participantes são orientados a criar
acúmulos utilizando objetos, partes do corpo, para que se faça uma foto na qual
se perca a referência original, por exemplo: uma foto com todas as pontas de
dedos de todos os participantes reunidas.
Pequenezas necessárias
- corpos humanos;
- câmera fotográfica;
2 - Chiaroscuro
Mais um
Utilizando da memória ou observação, os participantes deverão
ser estimulados a lembrar/pensar elementos que se contrastam: algodão e agulha,
pelos e porcelana, óculos e venda, ou quaisquer outros. A ideia não é
reproduzir os objetos usados por Elke Coelho, mas expandir suas estratégias
para que os alunos busquem em suas próprias experiências elementos que possam
ser usados.
Mais mil
Os mediadores ajudam estimulando para
que sejam realizados desenhos das escolhas feitas pelos participantes, observa
e decide junto com o grupo se o desenho já é suficiente, se é necessário o uso
de cores, qual a dimensão adequada.
Pequenezas necessárias
- lápis;
- papel;
- tinta guache;
- pincel;
-objetos diversos;
-papeis de diferentes tamanhos
3 - Tantão de palavras
Mais um
Os mediadores preparam papéis de
10x10cm que serão entregues para os participantes, (podem ser coloridos), uma
palavra é escolhida para representar cada um, se usarmos Elke Coelho como
referência serão palavras incisivas como abismo, deserto e casulo. Quais são as
palavras importantes para cada um? Vagarosamente a palavra deve ser escrita e
repetida no papel, numa grafia atenta para intensificar seu sentido, ou
despertar outros, com desenho.
Mais mil
Os participantes são orientados a
pensar o trabalho de Elke: que impressão causa a junção de objeto e
texto(título) o que se perde quando se vê/lê rapidamente? Se é delicado, se o material é um material
qualquer, essa investigação orientará a escolha das palavras.
Pequenezas necessárias
- papel
- lápis ou
lapiseiras (que neste caso permite uma aparência mais incisiva e delicada)
4 - Afeto
Mais um
Uma pequena folha de papel e um
pequeno objeto são dados para cada um dos participantes: palito de fósforo,
agulha (dependendo da idade dos participantes), botão, etc. A partir de uma
conversa sobre como acontece a seleção de objetos da artista Elke Coelho: se
são delicados, se ferem, de onde vem, os participantes pensarão qualidades que
podem ser associadas ao objeto dado.
Mais mil
O interessante é descobrir, junto com
os participantes novos significados para os objetos, um fósforo queima e
provoca incêndio, então pode ser uma metáfora de revolta ou de amor. A partir
deste raciocínio os participantes brincam com os objetos e palavras até
escolherem uma que retire o objeto de sua função conhecida e re-signifique. O
objeto deve ser colado no papel e a palavra escolhida será escrita abaixo dele,
como se o rebatizasse.
Pequenezas necessárias
- objetos diversos, podem ser um para
cada participante ou o mesmo para todos;
- quadrados de aproximadamente 10x10
ou 20x20 de papel cartão
- lápis grafite;
- cola;
- durex;
Nenhum comentário:
Postar um comentário