DAP - Casa Branca

terça-feira, 9 de julho de 2013

W.C. ARTE: Entrevista com o artista Halisson Júnior






COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ?

Não tenho um ateliê. Sendo assim produzo no cômodo de minha casa que me é cedido: produzo muito no meu quarto, na lavanderia ou mesmo na copa e sala (esses lugares são mais difíceis de conseguir). Intercalo minha produção artística com estudos teóricos, que perpassam por textos de críticos e curadores até uma olhada na internet e catálogos em busca de referências.


COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Muito dos meus trabalhos surgem como que por acaso, por um acidente ou percepções que me ocorrem enquanto estava construindo outros. Ou melhor, assim surge a ideia do trabalho, pois deste momento até a finalização é um longo trajeto, por necessidades de materiais de difícil acesso ou por considerar que o trabalho não está maduro o suficiente. A reflexão sobre um trabalho é de extrema importância no meu processo, então sempre dou um tempo para que o trabalho mostre realmente sua potência ou suas fraquezas.


QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE NAS SUAS ESCOLHAS?

Gosto de algumas ideias frescas de alguns jovens críticos, como Clarissa Diniz. Lorenzo Mammí se tornou uma fonte constante de consulta. A curadoria de Paulo Herkenhoff é fonte de dúvidas. Os trabalhos de Cildo Meirelles, Lygia Clark, Eva Hesse e inúmeros outros se tornaram fontes de possibilidades.


QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Normalmente sou bem desligado, às vezes me pego no meu próprio universo, absorto em pensamentos (nem sempre aproveitáveis). Porém em alguns raros momentos, quando me vejo totalmente ligado às coisas que me rodeiam ou me vejo totalmente fora, prezo muito como motivação para o trabalhos e são momentos que logo me escapam.


EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Estou em fase de finalização de vários trabalhos que espero mostrar logo.


QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Normalmente tento ver sites úteis à pesquisa, mas nem sempre isso acontece. Quando dá certo, vou ao ubuweb; mapa das artes e sites de galerias. Porém as redes sociais, como o facebook tem se tornado um lugar onde consigo trabalhar e buscar referências.


QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Gal Costa, Chico Buarque, Cida Moreira, Elis Regina, Maria Bethânia, Nelson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Cat Power, Nina Simone, Elioth Smith, Alexi Murdoch e por aí vai bem longe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844