1 -
Mentir e coçar...
Pernas curtas para começar: Os
participantes formarão duplas e trocarão entre si uma palavra, podendo ser
qualquer uma (ex: bola, boneca, avião), com a palavra em mãos, cada um deve
resgatar em sua memória acontecimentos que tenham conexão com ela. A história
pode ser verdadeira ou pode ser inventada (verdade ou mentira). Após a votação,
o participante confirma ou nega o resultado.
Os participantes devem ser orientados
pelos mediadores para que criem histórias complexas, de maneira que possam
enganar os outros jogadores. Quanto mais detalhes uma história tiver, maior a
dificuldade de ser desacreditada.
Para alongar as pernas: Uma
votação indica a melhor história real e a melhor história inventada e indica os
vencedores.
Recursos:
- papel
- lápis
- um quadro para anotar os votos
2 -
Eu vi, eu juro!
Pernas curtas para começar: Criar narrativas a partir dos
trabalhos dos artistas expostos.
Realizar trabalhos que utilizem as técnicas, suportes, dimensões
e o que mais for possível do artista sugerido.
Para alongar as pernas: os
participantes são incentivados a imaginar o momento seguinte da ação visível
nos trabalhos. A ideia é deixar a imaginação solta para que a criação crie uma
certa distância do que é visível no trabalho e assim se perceba como cada um
interfere na constituição das narrativas. Ver o artista Marco Magalhães.
Recursos:
Materiais diversos, de acordo com o
artista escolhido previamente.
3 -
Só sei que foi assim...
Pernas curtas para começar: Tendo estudado previamente os
artistas expostos, os mediadores promoverão uma discussão na qual serão
confrontadas as propostas dos artistas e as visões que os participantes têm de
seus trabalhos.
Para alongar as pernas: Perguntas
que possam localizar as propostas dos artistas na vida dos participantes,
aspectos visíveis nas obras geram perguntas interessantes se puderem ativar a
memória dos participantes, por exemplo, a cor da roupa que um participante
usava quando um fato importante de sua vida aconteceu. Trata-se de uma
investigação de repertório e de memória, orientando a discussão para expandir
as percepções dos participantes sobre os fatos que relacionam com os trabalhos
expostos. O trabalho dos artistas devem orientar as perguntas feitas.
Recursos:
Textos sobre os artistas.
4 -
Telefone sem fio
Pernas curtas para começar: a
brincadeira é conhecida, mas aqui, cada participante, depois de passar a
mensagem (que saíra das propostas da exposição), deve escrevê-la em um papel.
Para alongar as pernas: cada
folha escrita deve ser lida em voz alta e depois exposta como parte da mensagem
resultante. Destaca-se as muitas percepções e os sentidos ( aqui no caso a
audição como elemento a interferir no resultado) Uma pintura pode ser feita por
cada participante levando em conta seu entendimento da mensagem que recebeu no
telefone sem fio.
Recursos:
Materiais diversos.
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