DAP - Casa Branca

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Arte Londrina - Entrevista com o artista : Ader Gotardo

Ader Gotardo
Nasceu em São João Del Rei, MG, em 1977
Vive e trabalha em São Paulo, SP


COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ, COMO UM DIA COMEÇA?

Não tenho um ateliê formal... Normalmente penso sempre minhas fotografias em ambientes do cotidiano.Geralmente aproveito coisas e situações que surgem naturalmente para então compor uma imagem e narrativa. Gosto de descobrir alguma coisa nova que estava ali, mas ninguém viu. Mas as melhores questões para fotografar acontecem quando estou em trânsito; ou me deslocando para o trabalho, ou até me exercitando. 


QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES NAS SUAS ESCOLHAS?

Considero muitas pessoas importantes, mas valorizo principalmente os que primeiro me impressionaram, como Diane Arbus, Stiglietz ou Steichen... Mas para o tipo de fotografia que me agrada ou a estética que busco, reservo especial apreço por Duchamp e mais atualmente para Wolfgang Tillmans, Tim Barber e Laura Letinsky. Porém minha lista é muito mais extensa que esses nomes e não necessariamente tem a ver com meu trabalho hoje.


O QUÊ CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Gosto muito de reparar nas pessoas. Presto muita atenção às mãos e gestos, pretendo um dia conseguir fazer uma série com esse tema. Organização dos objetos também chama minha atenção, mas situações com pessoas principalmente. Também tenho alguma fascinação por pornografia e com alguns artistas se envolvem com ela em seus trabalhos desde "A Origem do Mundo" de Courbet, passando pelos retratos de mulheres de E. J. Bellocq. Gosto bastante do reflexo de luzes sobre metal, por isso gosto muito de uma série (feita entre 1990 e 1992) de Philip - Lorca Dicordia, cuja iluminação que usou tem uma certa luz metálica.


EM QUE PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Estou trabalhando mentalmente em pelo menos dois projetos. Num deles gostaria de fotografar sistematicamente uma paisagem urbana aqui em São Paula para uma série de 5 fotos. A ideia é mostrar a precariedade dos espaços públicos e privados em promover o bem estar e sensação de segurança. Outro projeto, que provavelmente que pode ser concretizado mais rapidamente que o primeiro, também é uma série de três ou quatro fotos de um ato... Este ato, visto apenas uma vez num documentário sobre um diretador da "nouvelle vague", contará com apenas a imagem da minha memória para ser reproduzido. 
Seria como desenhar um modelo de memória, mas seria um still imaginado desse documentário. Eu vi este filme, cuja esposa do diretor descrevia uma mania que ele tinha, que traduzia um pouco da sua personalidade, porém não consigo me lembrar o nome desse diretor ou da produção. Sequer tenho certeza que o assunto era mesmo sobre um diretor francês. O que quero apresentar com minhas fotos é a precariedade da (minha) memória diante das variadas fontes de informação. A intenção também é usar as fotos como "ferramenta de busca". Quem sabe se alguém que as vir possa me dizer qual é o documentário... Também comecei a fazer uma série de retratos cujo tema parte do simbolismo e do quadro "Casal Arnolfini" de Van Eyck. Entretanto esse projeto está suspenso pois preciso produzí-lo mais perfeitamente para ficar apresentável. 
Além disso, aqui no museu onde trabalho ( Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), juntamente com colegas educadores, ministro aulas de fotografia para crianças carentes do entorno da universidade.


QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Vejo uma infinidade de sites. Principalmente de portifólios de fotógrafos que admiro... Tim Barber, Wolfgang Tillmans, Maciek Kobielski, Giasco Bertolli, a revista eletrônica Richardson Magazine, The Photographer's Gallery, o site da FOAM, o site da Aperture e leio diariamente o blog sobre fotografia da revista The New Yorker, Photo Booth...


QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Ouço muita música chamada alternativa. Gosto de descobrir bandas novas que fazem um som pop menos comercial. Porém tenho alguns clássico que acabo ouvindo mais frequentemente. Hoje, meus preferidos são Radiohead, Nick Cave, TV On The Radio, The Mars Volt, At The Drive-in, o disco novo do David Bowie e Itamar Assumpção.

O artista Ader Gotardo, presente na exposição Nada do que lembramos é verdade com o trabalho Equilíbrio, possui um blog pessoal onde compartilha suas obras e trabalhos de outros artistas que considera interessantes : AQUI
E também um site: AQUI

Trabalho Equilíbrio exposto na DaP: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844