DAP - Casa Branca

segunda-feira, 17 de março de 2014

SOBRE LABIRINTOS, O SILÊNCIO E O QUE ESTÁ PARA SER CONSTRUÍDO: fala com Flávia Mielnik e Tânia Sugeta

Na terceira mesa redonda, tivemos as falas das artistas Tânia Sugeta e Flávia Mielnik.
Tânia Sugeta, professora do Depto. de Artes Visuais da UEL, conversou com os os presentes sobre o processo de realização de seus trabalhos. Como professora de cerâmica e Expressão Tridimensional, Tânia apontou o deslocamento até o ateliê da universidade, e a utilização do espaço para ficar sozinha ou na companhia de alguns alunos como fatos importantes na sua produção. Há um favorecimento para alguns insights, como o que deu origem ao trabalho exposto "sem título" 2013/14, cuja realização veio da observação do formato de um bojo de sutiã no banheiro de sua casa. A percepção de um único ponto de contato entre a forma e a superfície gerou um conforto que interessa a artista na finalização dos seus trabalhos.
Flávia Mielnik trabalha com intervenções em casas, prédios em estado de ruína que no processo deixam de ser espaços e podem se tornar lugares, graças ao processo afetivo que se desenvolve durante o trabalho. Ao mesmo tempo, o trabalho estabelece uma relação de desapego, graças a sua efemeridade e situação dos espaços escolhidos.
Flávia, ofereceu um workshop no qual os participantes, criaram, sob sua orientação, uma  intervenção em uma escola semi-demolida nos arredores do aeroporto de Londrina. A área  foi desapropriada devido à ampliação do aeroporto.

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844