DAP - Casa Branca

segunda-feira, 31 de março de 2014

Guerra de Ilustrações com o tema Cidade Mundo Plástico na Grafatório

 Este sábado, dia 29, aconteceu uma Guerra de Ilustrações no Grafatório, dentro da programação da  Semana de Arte de Londrina: Cidade, Mundo Plástico. Para quem quiser ver os resultados, venha pra DaP, eles estão ocupando o W.C. Arte no primeiro andar. 


Som ao vivo do Street Bluegrass Trio. 


























Confira os trabalhos instalados no WC da DaP.











Lançamento do livro Corpo Arte: Reflexão e Poética - Semana de Arte: Cidade, Mundo Plástico

Aconteceu no dia 14 de março na Vila Cultural Kinoarte, o lançamento do livro Corpo Arte: Reflexão e Poética.

Corpo Arte: Reflexão e Poética foi um projeto de pesquisa de iniciação científica realizado por professores e alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina de 2009 a 2012. O livro foi produzido através do edital de 2013 do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina e teve como colaboradores, a Prof. Ma. Luli Hata, o Prof. Dr. Marcos Rodrigues Aulicino e Prof. Ma. Vanessa Tavares.
A obra conta também com colaboração do Prof. Dr. Jardel Dias Cavalcanti, de Margarida Holler do Ateliê Fidalga de São Paulo, convidada para integrar a comissão de curadoria na exposição Incorpóreo (2011) e os então oficineiros e monitores da Divisão de Artes Plásticas: Camila Melara, Talita Xavier, Adolfo Emanuel, Aline Luz, Emanuel Monteiro e Carolina Panchoni.
Em entrevista dada ao site da UNOESTE, Luli explica que a temática do corpo não é nova na área, sendo fonte de pesquisa artístico-científica em determinados períodos (um caso exemplar é o de Leonardo da Vinci). Na arte contemporânea, também não é a única. “O corpo é apresentado em sua visceralidade, como nos mostra Adriana Varejão e, no caso dela, a partir de um corpo não convencional. Nazareth Pacheco, com seus glamourosos acessórios e vestidos em lâminas de barbear e agulhas de sutura, expõe sua dor física e provoca o espectador a refletir sobre os valores que nos movem. Além disso, ao tratar de corpo, o objeto é trazido à discussão, assim como memórias e vivências”, comenta Luli. Segundo a arte-educadora, nessa publicação, se encontra pesquisas de natureza teórica e poética, ou seja, relacionada à prática, à produção artística. 
Luli ressalta que a publicação do Corpo Arte: Reflexão e Poética “deve ser comemorada como um marco. Não é toda pesquisa acadêmica que ganha essa configuração, avaliada por uma comissão cultural formada por representantes civis, produtores culturais e acadêmicos, e o PROMIC”.


Para mais informações: 
http://www.unoeste.br/site/noticias/2014/3/professora-arte-educadora-lanca-livro-em-londrina.htm





Foto do livro Corpo Arte: reflexão e poética, por Mariana Franzim



Equipe do livro Corpo Arte reunida.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Workshop com Gugu Costa para a Cidade, Mundo Plástico na Kinoarte!


Aconteceu no dia 15 de março na Kinoarte, o workshop "Bioescultura para pais e filhos" com o artista Gugu Costa.

A Bioescultura é uma pequena obra realizada com técnicas de bioconstrução, um objeto artístico e pedagógico que ilustra como as construções podem ser feitas de maneira ecológica.
Sua massa construtiva é feita 95% de barro cru, resultante da mistura de um solo local extraído com areia e palha, portanto, é uma obra de baixa demanda energética. Em seu revestimento é utilizada a técnica de calfitice no qual são agregados cimento e cal em baixa porcentagem. Sua proteção final é feita de resina orgânica à base de mamona. Também para sua durabilidade, é realizada uma base impermeabilizada de concreto ou alvenaria.










quinta-feira, 27 de março de 2014

Guerra de Ilustrações no Grafatório neste Sábado!



Agora é a vez da Guerra de Ilustrações, neste sábado, dia 29 de março no Grafatório, às 17 hrs. Participem! Para o seu trabalho, pense no tema Cidade, Mundo Plástico. os trabalhos resultantes serão expostos na DaP- Divisão de Artes Plásticas!


quarta-feira, 26 de março de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Selecionados para WC Arte 2014



Selecionados para o WC Arte 2014:

Anderson Monteiro - "Não te dizer o que penso já é pensar em dizer"
30/04 a 13/06

Elder Maxwhite – "Minha casa minha caverna"
24/06 a 08/08

Carmen Betiol – "Wilian"
15/08 a 26/09

Mariana Lachner – "Bem me quer"
07/10 a 19/11

Nane Vasques – "O trono do Rei Feijão"
04/12 a 2015


quarta-feira, 19 de março de 2014

Montagem da exposição POR ENQUANTO de Cláudia França



Dentro da Programação da Semana de Arte - Cidade, mundo plástico, está acontecendo a montagem da exposição POR ENQUANTO da artista Cláudia França que desenvolve também workshop para os inscritos pensando os trajetos e objetos percebidos no cotidiano de cada participante.

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.

A Semana de Arte ainda não acabou, confira a programação!

 A semana está longe de acabar, ainda tem muita coisa! Tá rolando workshop com a artista Cláudia França, tem edital de fotografia, workshop com Guilherme Maranhão, com o Coletivo Trans, aberturas de exposições, guerra de ilustração e muito mais!

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.




segunda-feira, 17 de março de 2014

Abertura oficial do Cidade, Mundo Plástico e fala com Ana Lúcia Vilela: "Oiticica e a cidade: Experimentações fronteiriças"

No dia 13 de março, na abertura oficial da Semana de arte: Cidade, Mundo Plástico, abrindo os trabalhos, a diretora da Casa de Cultura da UEL, Magali Kleber, pontuou a importância de eventos como este no cenário cultural do país. Em seguida, houve uma mesa redonda com Danillo Villa (DaP), Kennedy Piau (Depto. Artes Visuais da UEL), Edson Vieira (Grafatório), idealizadores e curadores do projeto, com fala da pesquisadora de Goiânia, Ana Lúcia Vilela, refletindo sobre os trabalhos de Hélio Oiticica, sua relação com a cidade. Em sua apresentação, a pesquisadora apontou que podemos considerar que o artista neoconcreto via as favelas cariocas como metáfora viva dos conceitos que desenvolveu: sua arquitetura, as relações entre as pessoas que nelas vivem, as substâncias e as materialidades.

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.


SER HUMANO, SER URBANO: fala com os artistas Chico Santos e Marcelo Terça Nada (do Grupo Poro)

Como parte da abertura oficial da Semana de Arte, tivemos ainda a fala com Marcelo Terça-Nada e Chico Santos, debatendo e reflentindo seus trabalhos em relação à vida que se leva nas cidades.
Chico Santos, artista que vive e trabalha em Londrina, discutiu algumas de suas experências na própria cidade e que o levaram à temática de seus trabalhos. Questões como o crescimento das cidades e a consequente destruição de florestas e áreas verdes. Foi discutida a inserção política de um trabalho e as relações que se estabelecem entre produção e mercado de arte. Marcelo Terça-Nada acrescentou a demolição de casas e espaços históricos para a construção de prédios, ruas ou estacionamentos como um outro fator a diminuir os espaços destinados a circulação e encontro entre os habitantes das cidades.
Fotos das ações efêmeras propostas e realizadas no dia 10 foram mostradas a Marcelo, que compartilhou com o grupo outras experiências do PORO.
Chico Santos está participando da exposição na DaP com o trabalho Ambulans Domun - venham ver!

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.


 



Conheça o trabalho de Chico Santos:
chicosantos.org

Veja também o vídeo que o artista fez sobre o trabalho exposto 
aqui na DaP até o dia 18 de Abril:
vimeo.com/89154243

para saber mais sobre o Grupo PORO acesse:
http://poro.redezero.org/

SOBRE LABIRINTOS, O SILÊNCIO E O QUE ESTÁ PARA SER CONSTRUÍDO: fala com Flávia Mielnik e Tânia Sugeta

Na terceira mesa redonda, tivemos as falas das artistas Tânia Sugeta e Flávia Mielnik.
Tânia Sugeta, professora do Depto. de Artes Visuais da UEL, conversou com os os presentes sobre o processo de realização de seus trabalhos. Como professora de cerâmica e Expressão Tridimensional, Tânia apontou o deslocamento até o ateliê da universidade, e a utilização do espaço para ficar sozinha ou na companhia de alguns alunos como fatos importantes na sua produção. Há um favorecimento para alguns insights, como o que deu origem ao trabalho exposto "sem título" 2013/14, cuja realização veio da observação do formato de um bojo de sutiã no banheiro de sua casa. A percepção de um único ponto de contato entre a forma e a superfície gerou um conforto que interessa a artista na finalização dos seus trabalhos.
Flávia Mielnik trabalha com intervenções em casas, prédios em estado de ruína que no processo deixam de ser espaços e podem se tornar lugares, graças ao processo afetivo que se desenvolve durante o trabalho. Ao mesmo tempo, o trabalho estabelece uma relação de desapego, graças a sua efemeridade e situação dos espaços escolhidos.
Flávia, ofereceu um workshop no qual os participantes, criaram, sob sua orientação, uma  intervenção em uma escola semi-demolida nos arredores do aeroporto de Londrina. A área  foi desapropriada devido à ampliação do aeroporto.

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.















RELAÇÕES ENTRE O ÍNTIMO E O PÚBLICO, ENTRE AS PEQUENAS GRANDES COISAS: fala com Fabrício Lopez e Elke Coelho

Compuseram a quarta mesa, Fabrício Lopez, artista de Santos - SP, e Elke Coelho de Londrina.
Fabrício trabalha com gravuras de grandes formatos e tem um trabalho intenso relacionado com impressão de imagens e alguns desdobramentos como a capacitação via organização e manutenção de ateliês, trabalhos coletivos e relações com a cidade como espaço de inserção de imagens impressas. A produção de suas gravuras estabelecem relações íntimas com o corpo, já performaticamente são feitos os cortes, se movimentam os papeis e é feita a impressão. . 
O trabalho exposto na DaP A concha eloquente do coração, é formado por matrizes entintadas de grandes dimensões, com os desenhos/cortes deixando ver a madeira utilizada (tapumes), as imagens, segundo Fabrício, resultam de andanças pelo local onde vive em Santos, e seu interesse pelos elementos que encontra.

Elke Coelho discorreu sobre o processo constitutivo de seus trabalhos expostos na DaP, que surgem da organização no espaço expositivo, de cadernos que a artista utiliza para fins diversos. Foram feitas cópias das páginas que organizadas nas paredes, evidenciam uma coleta ininterrupta de informações. Três caixas guardam outros três cadernos, com uma tampa de acrílico para que não se possa manipulá-los.

O texto que pode ser lido nos trabalhos funcionam também como um esconderijo e não uma fonte segura de informações. 

A Semana de Arte - Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura - PROMIC.


 Fabrício Lopez e Danillo Villa finalizando a expografia dos trabalhos.





Montagem do trabalho da artista Elke Coelho
DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844