DAP - Casa Branca

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Arte Londrina - Entrevista com o artista Emanuel Monteiro


Emanuel Monteiro
Nasceu em Londrina, PR, em 1988
Vive e trabalha em Cambé e Londrina, PR



COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ, COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Não tenho ateliê, então revezo entre produzir nos ateliês do Departamento de Artes da UEL e no meu quarto.

Não tenho dedicação exclusiva ao trabalho no ateliê, pois também atuo como professor de artes, mas estou imerso no processo de criação dia e noite, mesmo longe dos materiais. Acredito que o início de um trabalho possa se dar de inúmeras maneiras para uma mesma pessoa, e provavelmente ela não perceba quando ele começou e invente algum início. Comigo deve ser assim. Meus trabalhos começam por um processo de investigação de memórias íntimas, pela vontade de querer tornar palpável um sentimento, um instante, um lugar, uma instância. Começam por me questionar dos motivos de certas imagens serem recorrentes em minhas lembranças, na minha mente, e por notar que elas nem sempre são fiéis ao que possa de fato ter ocorrido, e podem dizer/mostrar outras coisas, desdobramentos, invenções. Começam com a imersão que ocorre na leitura de um livro. No ócio. Começam a partir da escrita, e por vezes terminam nela. Começam com a escolha dos materiais guardados nas gavetas, na procura de uma materialidade que acionem algo próximo de algo que por vezes ainda não sei o que é. Começam também quando certa materialidade possibilita o devaneio. Minha resposta para esta pergunta é um não sei, pois acredito que o trabalho está sempre no meio de algo, e mesmo depois de pronto, continua se transformando com a gente, num estado lento de maturação.  E as coisas vão reverberando até surgir outra coisa, outro trabalho.



QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES NAS SUAS ESCOLHAS?

Anselm Kiefer, Andrei Tarkoviski (filmes e escrita), Beuys, Francis Bacon, Iberê Camargo, Rothko, Brígida Baltar, Nuno Ramos (trabalhos e escrita), Theodore Angelopoulos.

Entre os teóricos incluo também alguns nomes da literatura: Gabriel GarcíaMárquez, Gaston Bachelard, Georges Perec, Guilles Deleuze, Hermann Hesse, Italo Calvino, Jorge Luis Borges, Marc Augé, Mircea Eliade, Raduan Nassar, Roland Barthes, Suely Rolnik, Thomas Mann.


O QUÊ CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

O tempo e suas histórias.


EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Atualmente estou investigando o livro de artista como suporte e suas possibilidades de ampliação no que diz respeito ao significado e forma. Também estou trabalhando na elaboração de pequenas esculturas.


QUE SITE VOCÊ COSTUMA VER?


QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Acho que esta é a pergunta mais complicada da do questionário. Ultimamente tenho escutado muito uma cantora e compositora chamada Asa, Nick Drake, Fleet Foxes, Chico Buarque e Esperanza Espalding.




O artista Emanuel Monteiro em mediação com os alunos da escola Uninorte Júnior





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844