O que é arte? O que acontece com o artista no momento em que está pensando em uma futura obra? Como se produz um objeto de arte? Como o artista captura o seu insight? O objeto feito, corresponde ao objeto imaginado? Como o artista se coloca em relação ao objeto produzido? Pode o objeto, por meio de sua relação com o espectador, produzir conhecimento? O artista pode ser um espectador do seu próprio trabalho? O espectador pode ser um artista, a partir do trabalho do artista? Qual a função social do trabalho de arte? Que tipo de conhecimento o trabalho produz? Qual a essência do trabalho de arte? Como devemos “ler” o objeto? O objeto comunica? O que o objeto comunica? Aquilo que o objeto comunica é universal? O que o objeto comunica é particular? O espectador se projeta na leitura do trabalho? O trabalho se introjeta no espectador, no ato da leitura? A técnica, no trabalho, é importante? A técnica no trabalho é secundária? Por que a linha é azul? Por que a linha não é preta? Por que há linha? Qual a relação do trabalho com a realidade? O que é realidade? Para que existe um objeto de arte? Para quem ele existe? A obra tem sentido? A obra evoca os sentidos? A obra imprescinde da matéria? Por que se faz arte? Qual o tempo de execução de uma obra? Quando uma obra está terminada? Qual o tempo mínimo de duração de uma obra? Quando uma obra está terminada? Qual o tempo mínimo de duração de uma obra? Quando o artista deixa de pensar em uma futura obra? É possível que o artista pense em várias obras ao mesmo tempo? A vida move o artista? O trabalho de arte move o artista? Como o fazem? Como é que se faz um trabalho de arte? Qualquer pessoa pode ser um artista? Um artista move a sua vida? Um artista move o seu trabalho de arte? Como saber se um trabalho de arte tem qualidade? Por que há tantos trabalhos de arte ruins? O que o artista não quer dizer em sua obra? O artista, sempre que quer, produz um objeto de arte? Como se aprende arte? Qual temporalidade a arte evoca? Devemos suspeitar da realidade? A Obra de arte presentifica uma ausência? A obra de arte é fuga da realidade? A obra de arte pode chamar-nos à realidade? Quando o objeto é ou não é de arte? Por que o objeto não se coloca todo de uma vez ao espectador? Por que não entendemos o objeto de arte? Por que não gostamos do objeto de arte? Por que tentamos traduzir o objeto de arte? A produção de um objeto de arte é pesquisa? O que é pesquisa? Qual o resultado de uma pesquisa em arte? O artista é um é um pesquisador? Todo artista é pesquisador? Um pesquisador é um artista? Qualquer pessoa pode ser um pesquisador? O que é verificável em uma obra de arte? O artista, quando não faz arte é artista? Qual a função acadêmica da arte? Qual a função social da pesquisa em arte? Por que o artista tem de dizer sobre sua própria obra de arte? Por que não devemos confiar sobre o que o artista diz sobre sua própria obra de arte? Como podemos confiar em um texto sobre um objeto de arte construído pelo próprio artista que o fez? Que tipo de pesquisador é o artista? O artista é lúcido? O pesquisador é lúdico? Quando nasceu a arte? A arte vai morrer? Qual o conteúdo da arte? Pode a arte ser o seu próprio fazer? Qual o resultado de uma proposta de arte? Qual a função da arte? Pensar uma obra é fazer uma obra de arte? Fazer uma obra de arte é pensar? O que o artista quer dizer com sua obra? O que é a verdade em uma obra de arte? O que é falso em uma obra de arte? O que é artifício em uma obra de arte? O erro é uma verdade em uma obra de arte? Qual o espaço para o erro em uma obra de arte? O objeto de arte é impreciso? A pesquisa em arte é determinada? Por quais fatores? Pela arte? Qual o espaço da pesquisa em arte? A arte é necessária? Por que a pesquisa é importante? Para quem ele é importante? Por que um artista torna-se pesquisador? Pesquisadores em arte mantêm uma produção artística de qualidade? Por que?
Essas perguntas podem repetir-se indefinidamente, e não apenas durante o processo de criação. O leitor poderá criar, ele mesmo, seu próprio elenco de perguntas e seu próprio conjunto de respostas. Ou poderá criar uma freqüência de (re) leitura deste texto, a partir de agora.
O que é arte? O que acontece com o artista no momento em que está pensando uma obra? Como se produz um objeto de arte? Como o artista captura o seu insight? O objeto feito corresponde ao objeto imaginado? Como o artista se coloca em relação ao objeto produzido? Como o espectador se coloca em relação ao objeto produzido? Pode o objeto, por meio de sua relação com o espectador, produzir conhecimento? O artista pode ser um espectador de seu próprio trabalho? O espectador pode ser um artista, a partir do trabalho do artista? Qual a função social do trabalho de arte? Que tipo de conhecimento o objeto produz? Qual a essência do objeto de arte? O que é realidade?
Para que existe um objeto de arte? Para quem ele existe? A obra tem sentido? A obra evoca os sentidos? A obra imprescinde da matéria? Por que se faz arte?
Texto retirado do livro Arte em Pesquisa / Maria Carla Guarinello de Araujo Moreira, organizadora - Londrina: Eduel, 2005.
Cláudia França é doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Poéticas Visuais, 2010). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Poéticas Visuais, 2002). Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (Desenho e Escultura,1990). Docente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFU. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Expressão Tridimensional e Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: processo criativo em arte, instalação e projeto de instalação, desenho contemporâneo. Tem participação em exposições coletivas e individuais, em nível regional e nacional, participação em reuniões científicas e produção textual.
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