DAP - Casa Branca

quarta-feira, 20 de março de 2013

Arte Londrina - Entrevista com o artista RAG



RAG (Ricardo Aguiar)
Nasceu em São Paulo, SP, em 1968
Vive e trabalha em São Paulo, SP


COMO É UM DIA DE PRODUÇÃO EM SEU ATELIÊ? COMO UM TRABALHO COMEÇA? 

Divido minha produção em dois lugares: minha mesa de projetos e pesquisa em casa e meu ateliê. Com o tempo, meu fluxo de trabalho foi se modificando um pouco. Primeiro, porque meu trabalho está me solicitando cada vez mais para sair da tela e ganhar uma terceira dimensão. Estou começando a produzir também objetos, fotografia e escultura. Tem sido uma transição, pelo menos para mim, natural e sem sofrimento mas não tenho planos de eliminar a pintura do meu trabalho. Percebo também que hoje tenho dedicado mais tempo à pesquisa e planejamento dos projetos. Hoje já posso afirmar que divido meu tempo 50/50 entre pesquisa/planejamento e produção.


QUE ARTISTAS/TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES NAS SUAS ESCOLHAS? 

Meu trabalho tem uma influência muito grande dos Young British Artists, dentre eles Damien Hirst.


QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Me chama a atenção a quantidade de tempo e energia que um ser humano se dedica exclusivamente à sua imagem.


EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO AGORA?

Gosto de trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, cada um em um estágio diferente de desenvolvimento. Tenho dois projetos que já estão sendo produzidos a algum tempo, tenho outros três que estão em fase final de testes e pesquisa e tenho mais dois que estão bem embrionários. Estou dedicando no momento mais atenção ao projeto Nutopia (o das bandeiras, que tem algumas peças no Arte Londrina e será uma exposição individual no Museu de Arte de Goiânia) e outro projeto de backlights, já em fase final de produção.  


QUE SITE VOCÊ COSTUMA VER?

Acessar o Update or Die! diariamente já se tornou uma rotina. É com ele que minha cabeça sabe que o dia de trabalho está começando. É com ele que aqueço os motores e é a partir dele que meu traçado de pesquisa do dia na internet começa.


QUE MÚSICA VOCÊ OUVE?

Gosto muito da energia e do vigor do rock’n’roll. Ultimamente tenho ouvido muito os clássicos do heavy metal, como Metallica, ACDC, Iron Maiden e Black Sabbath. Mas ouço bastante também Jack Johnson, que tem o poder mágico de me equilibrar por completo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DaP - Av. Juscelino Kubitscheck, 1973 - Londrina, Paraná - CEP 86020-001 - (43) 3322 6844